A importância do check up em animais idosos

Animais Idosos, check up, Dicas veterinárias, Doenças, Mundo pet,
A importância do check up em animais idosos

Assim como os humanos, os animais também envelhecem e ficam constantemente doentes. É natural que cães e gatos, quando atingem uma idade avançada, fiquem mais cansados e até desenvolvam algumas doenças, mas que podem ser evitadas com um check up regular.

Motivo de alegria para toda a família, nunca queremos que nossos bichinhos sofram ou que partam antes da hora. Por essa razão, quando seu animal se tornar idoso, consulte o veterinário com maior frequência, a fim de evitar doenças como diabetes, cardiomiopatia dilatada, endocardiose, câncer, entre outros.

Como sei que meu animal já é idoso?

É verdadeiramente difícil ter uma precisão quanto à idade dos cachorros, visto que as raças e tamanhos dos pacientes contribuem para a mudança desse cálculo.

Porém, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pessoa torna-se idosa a partir dos 60 anos, o que nos dá uma comparação entre a idade dos humanos e a idade dos pets. Dessa forma, considera-se que:

– Quando um cão tiver até 10 kg, ele envelhece a partir de 10 anos. Já os gatos,
envelhecem a partir dos 9 anos.

– Agora, se o cão tiver entre 10 e 25 kg, ele envelhece a partir de 9 anos.

– Entre 25 e 40 kg, o envelhecimento é a partir dos 8 anos.

– Se for acima de 40 kg, diminuímos para 7 anos.

Dessa forma, é necessário ficar atento ao peso e à idade do animal. Assim, saberá
quando iniciar o check up com seu veterinário.

Quais os problemas principais em pacientes idosos?

Envelhecer sempre nos traz consequências e limitações e com os pets não é diferente. Quando um cão ou um gato envelhece, seu organismo e vários sistemas que o compõem envelhecem junto, deixando o animal mais suscetível a contrair algumas doenças. Desde as mais leves até as mais graves.

Dessa forma, algumas doenças mais comuns, como diabetes, doenças degenerativas, problemas cardíacos ou de insuficiência renal crônica são exemplos de doenças que podem ser detectadas em exames de rotina durante o check up geriátrico.

Como detectar e prevenir doenças em animais idosos?

Com o check up, o veterinário de seu pet poderá detectar e possivelmente eliminar problemas que podem ser solucionados precocemente.

Antes que as doenças se agravem e interfiram na qualidade de vida do animal, elas podem ser tratadas e eliminadas, melhorando a saúde dos bichinhos e também aumentando seu tempo de vida.

Durante o check up, os médicos veterinários realizam procedimentos básicos que
podem ajudar a diagnosticar essas a outras doenças. Entre os procedimentos realizados estão: medida de pressão, exames de sangue e urina, ultrassom, entre
outros. Tais exames ajudam a verificar a função renal, hepática e o bom funcionamento do coração.

A visita ao veterinário deve ser regular durante toda a vida do seu pet, porém, em certas ocasiões devemos nos atentar aos nossos melhores amigos e assim
contribuirmos para que eles tenham uma vida longa e feliz aqui na terra.