Podemos ajudar?
(11) 2977-4922

Dicas e Novidades

07
abr

A importância do exame ultrassonográfico na gestação de cães e gatos

Bem estar, cuidados veterinários, Dicas veterinárias, Mundo pet,
A importância do exame ultrassonográfico na gestação de cães e gatos

Exame ultrassonográfico aponta possíveis problemas em seu animal que podem ser evitados e tratados no início da gestação

 

Assim como em humanos, os exames do pré-natal são de suma importância em animais prenhes. O exame ultrassonográfico garante a previsão do parto e também detecta doenças de cadelas, gatas e seus filhotes, revelando aos veterinários possíveis transtornos e ajudando-o a iniciar um tratamento logo no início da gestação do seu animalzinho, para que tudo ocorra bem no final.

Gatas e cadelas podem dar a luz até 12 filhotes e carregá-los durante algum tempo na barriga pode ser exaustivo para elas. Em alguns casos, uma cesárea pode ser solicitada por seu veterinário, já que algumas raças possuem formações físicas diferenciadas ou desenvolvem com mais facilidade alguns problemas que podem dificultar o parto normal. Além disso, o exame ultrassonográfico também aponta diversos outros tipos de problemas.

Por essa razão, os tutores devem levar frequentemente seus animais no médico veterinário, para que o mesmo possa fazer os exames corretamente e eliminar ou identificar possíveis doenças e dificuldades durante a gestação do seu animal de estimação. Em casos de acasalamentos planejados, uma primeira consulta ao veterinário também deve ser feita, para que ele aponte se sua gata ou sua cadela estão aptas para iniciar uma gravidez tranquila ou se elas e seus filhotes podem correr riscos irreparáveis.

Abaixo seguem alguns principais fatores de acompanhamento, que o farão entender o porquê é tão importante fazer o exame ultrassonográfico em cadelas e gatas prenhes:

– Muitas vezes cadelas e gatas podem apresentar sintomas de gravidez, mas a realidade é que essa gravidez pode ser apenas psicológica. Nesses casos, é melhor levá-las até um veterinário de confiança, para que ele possa fazer um exame e confirmar a gestação. Se houve planejamento, espere até o vigésimo dia após o acasalamento e leve-o a uma consulta.

– A ultrassonografia estima a idade do feto com exatidão e o dia do acasalamento, além de avaliar a sua evolução e desenvolvimento de órgãos como rins, coração, intestino, calcificação dos ossos, entre outros.

– Esse mesmo exame também estima a quantidade de filhotes que seu animal está esperando. Apesar de não dar 100% de certeza, ele já prepara os donos para quantos animaizinhos novos estão por vir.

– Um meio de descobrir com exatidão quantos filhotes sua fêmea está gestando é fazer o exame radiográfico RX, que poderá ser solicitado por seu veterinário entre 55 e 60 dias após a data do acasalamento.

– A ultrassonografia também confirma se todos os animais estão vivos dentro da cadela ou da gata, o que pode colocar em risco a vida da mãe e dos outros filhotes que nela estão sendo gerados.



Assign a menu in the Right Menu options.