Cuidados veterinários: Você já ouviu falar em Parvovirose?

cuidados veterinários, Doenças,
Cuidados veterinários: Você já ouviu falar em Parvovirose?

A Parvovirose é altamente contagiosa e perigosa e precisa de Cuidados veterinários, a falta deles pode levar a óbito.

Vocês já ouviram falar da Pavovirose Canina? É uma doença altamente contagiosa que pode causar até a morte se não tratada corretamente. Com as vacinas a propagação dela tem diminuído, mas ainda há uma grande desinformação sobre o assunto.

O vírus é muito perigoso e é transmitido de cão para cão através das fezes e a porta de entrada é a via oral, o vírus também pode estar presente em outras secreções na fase aguda da doença e pode ser transmitido para outros mamíferos como raposas e lobos. Geralmente é comum em filhotes que ainda não foram vacinados, mas mesmo vacinados eles podem contrair a doença e tem maior incidência durante os meses quentes do ano.

Como ela é transmitida: as fezes contaminadas são a fonte primária de infecção e o vírus pode permanecer no ambiente por meses em objetos, cobertas, vasilhas e pisos. Para eliminar é preciso lavar o local ou o objeto com agua sanitária.

Sintomas comuns:
Vômito;
Sono ou desanimo fora do normal;
Falta de apetite;
Perda de peso repentina;
Diarreia (com sangue nas fezes);
Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva);
Febre (em alguns casos)
O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue ou de fezes e o seu bichinho irá precisar de todos os cuidados veterinários.

Tratamento: O cachorro deverá ser isolado, alguns veterinários preferem a internação, como ele fica bem debilitado, precisará tomar soro, ter uma alimentação controlada e especial para cachorros doentes. O cuidado deverá ser redobrado e ele deverá ser isolado de outros animais até se recuperar totalmente.

Prevenção: a melhor forma de prevenção é a vacina, mas infelizmente mesmo vacinados os cãezinhos podem contrair a doença. A vacina terá que ser tomada entre os primeiros quatro meses de vida. A vacina contra a Pavovirose está inclusa na polivalente que tem reforço todos os anos durante a vida do cachorro.

Sempre procure um veterinário, o diagnóstico precoce pode prolongar a vida do seu bichinho e evitar sofrimentos.