fev

Dicas veterinárias: Cachorros podem pegar o coronavírus?

Dicas veterinárias,
Dicas veterinárias: Cachorros podem pegar o coronavírus?

Já tinha ouvido falar em coronavírus canino? Cães podem contrair o vírus? Sim, mas fique tranquilo!

Os cães podem se infectar, mas com uma diferença do vírus que não é transmissível aos seres humanos e que provoca um quadro de gastroenterite, bem diferente do quadro respiratório em humanos provocado pelo vírus que apareceu na cidade de Wuhan, na China.

Nos cães o vírus tem como principais sintomas a diarreia e o vômito, podendo levar o animal a um quadro de desidratação severa e até ao óbito, sendo mais grave nos filhotes. Já cães saudáveis e bem nutridos são mais resistente ao aparecimento dos sintomas.

A contaminação entre os cães acontece pela via oro-fecal, dessa maneira um animal saudável precisa ter contato através da boca com as fezes de um cão contaminado. Por isso medidas de higiene são tão importantes para que a doença não se propague. Além disso uma boa alimentação, vacinação sempre em dia e visitas frequentes ao veterinário também são fundamentais para a prevenção do coronavírus canino.

Os gatos também podem se infectar com uma cepa diferente do coronavírus, podendo algumas vezes permanecerem assintomáticos. A sua transmissão também é oro-fecal, é uma doença muito contagiosa entre os felinos que pode provocar quadros leves e/ou crônicos de diarréia. O coronavírus felino pode sofrer uma mutação levando a uma doença grave e fatal conhecida como peritonite infecciosa felina, afetando principalmente gatos com a imunidade prejudicada.

Para mais informações sempre consulte o Médico Veterinario do seu animalzinho.