mar

Insuficiência renal em cães e gatos: conheça os sintomas e proteja seu pet

Animais Idosos, Bem estar, check up, cuidados veterinários, Dicas veterinárias, Doenças, Mundo pet,
Insuficiência renal em cães e gatos: conheça os sintomas e proteja seu pet

Saiba como cuidar do seu pet em caso de insuficiência renal

Animais são animados e sempre estão prontos para brincar e pular quando seus donos chegam em casa, certo? Então, se seu animal anda cabisbaixo, esse pode ser um sinal de que algo não está bem. Se você notar que o pet está desanimado, faz xixi várias vezes ao dia ou demora demais para fazer suas necessidades, fique atento, pois esses podem ser sintomas de insuficiência renal.

Bastante comum em cães e gatos mais velhos, a insuficiência renal pode ser classificada de duas formas: crônica ou aguda, ambas sendo perigosas a saúde dos bichinhos. Conheça um pouco de cada uma e como proceder caso ela apareça no seu cão ou no seu gato:

Insuficiência renal crônica para cães:

A insuficiência renal crônica pode demorar para se manifestar. Um cachorro idoso pode apresentar os sintomas quando a doença já estiver avançada, então, vale a pena levá-lo constantemente ao veterinário, para fazer exames comuns que eliminam quaisquer suspeitas dessa e de outras doenças.

Os cães acima de 7 anos e de algumas raças específicas como Lhasa, Shih Tzu e Poodle estão mais sujeitos a apresentar essa doença. Os primeiros sintomas mais comuns são: a falta de ânimo e a ausência ou excesso de xixi. Se for esse o caso, leve seu pet até um veterinário de confiança e peça exames detalhados para eliminar ou diagnosticar a insuficiência renal crônica.

Insuficiência renal crônica para gatos:

Os gatos podem apresentar insuficiência renal crônica em todas as idades e raças. Porém, após os 9 anos de idade, as possibilidades do seu aparecimento aumentam ainda mais.

Vale lembrar que os sintomas de cães e gatos são iguais. Então, se você notar que o seu bichano anda triste, amuado ou que ele esteja fazendo muito ou pouco xixi, leve-o ao veterinário imediatamente e relate o ocorrido. Dessa forma, o médico solicitará uma bateria de exames que vão diagnosticar ou eliminar as suspeitas da doença.

Insuficiência renal aguda para cães:

Diferente da crônica, a insuficiência renal aguda apresenta os sintomas mais rapidamente. Nesse caso, além de alterações na quantidade de urina, os cães podem apresentar picos de tristeza, perda de apetite, febre e vômitos.

Caso esses sintomas apareçam todos juntos e com frequência, leve imediatamente o seu melhor amigo ao médico veterinário e lhe explique o problema, para que o tratamento seja iniciado de imediato.

Insuficiência renal aguda para gatos:

Surgindo através de infecções, vermes e parasitas, os gatos também podem ser afetados pela insuficiência renal aguda facilmente. Contudo, como a doença se manifesta com facilidade, o diagnóstico pode ser feito cada vez mais cedo, de forma que evite a gravidade da doença e maiores riscos ao seu bichano.

Valendo também para os cães, a insuficiência renal, tanto aguda, quando crônica, pode provocar também sede excessiva, diarreia, mau hálito e dificuldades de locomoção. Apesar de não ser uma regra, ela se apresenta com maior facilidade em animais mais velhos e pode surgir devido a doenças congênitas, genética, infecções ou parasitas.

Atente-se a todos esses sintomas e cuide do seu melhor amigo com carinho e dedicação. Leve-o a um profissional especializado e inicie o tratamento necessário com urgência, para que a doença não se agrave.