Podemos ajudar?
(11) 2977-4922

Dicas e Novidades

22
maio

Para que servem o ecocardiograma, eletrocardiograma e pressão arterial em animais

Sem categoria,
Para que servem o ecocardiograma, eletrocardiograma e pressão arterial em animais

Evite doenças cardíacas no seu pet levado-o ao veterinário frequentemente

 

Os animais possuem exames muito parecidos com os que são feitos em humanos. Cada um possui funções específicas e apontam diferentes tipos de problemas, que devem ser corretamente identificados, para que um tratamento seja iniciado.

Dentre os exames mais solicitados por médicos veterinários, estão o ecocardiograma, eletrocardiograma e pressão arterial, todos correlacionados a saúde do coração do seu animalzinho. Confira abaixo para que funciona cada um e quais suas principais indicações:

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame ultrassonográfico padrão que avalia a saúde do coração do seu animal. O dispositivo ecocardiográfico capta ondas sonoras que são emitidas por partes diferentes do coração e os transformam em imagens dignas de uma avaliação de um médico veterinário especializado em cardiologia veterinária.

O procedimento para o exame de ecocardiograma é simples e semelhante a um ultrassom abdominal. O medico veterinário deixará o cão ou o gato detado de lado em uma mesa, retirará uma parte do pelo do animal, para que o exame seja mais eficiente, passará um gel na região e fará o exame, que pode durar cerca de 1 hora. Após feito o exame, o monitor, juntamente com o equipamento ecocardiográfico, mostrará a estrutura cardíaca do pet e dará o diagnóstico do seu peludo.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame muito solicitado por médicos veterinários, para a análise de cardiopatia. Muito comum em clínicas e centros de diagnóstico, ele faz uma análise profunda da atividade elétrica cardíaca no seu pet, que são registradas em forma de ondas.

O eletrocardiograma, também conhecido pela sigla ECG, é simples e leva cerca de 10 minutos para ser finalizado. Similar aos que são feitos em pessoas, são colocados nos pets eletrodos por diferentes partes do corpo, e são esses eletrodos que serão os principais responsáveis por captar as atividades elétricas cardíacas dos bichinhos.

Diferente dos exames de imagem, o eletrocardiograma veterinário não exige preparos pré-exame, como o jejum. Basta levar o seu animalzinho ao médico e ele poderá realizar o exame sem problemas, desde que permaneça calmo durante o procedimento.

Pressão arterial

Cães e gatos também podem sofrer de hipertensão arterial, que é a elevação anormal da pressão artéria, que é a força gerada pelo sangue nos vasos sanguíneos através do batimento cardíaco. Porém, quando essa pressão arterial eleva sua capacidade de resistência dos vasos sanguíneos, instala-se uma situação complicada, que pode gerar situações patológicas mais graves e até fatais.

A hipertensão arterial pode surgir devido a maus hábitos de saúde. Em animais, assim como em humanos, a obesidade e a má alimentação são fatores muito comuns para o desenvolvimento de problemas mais graves e hormonais, como hipertiroidismo, diabetes e doenças renais.

A hipertensão pode ocasionar a problemas fatais, como acidentes vasculares e ataques cardíacos, que podem levar o seu animal a morte. Portanto, é de suma importância levar o seu animal frequentemente ao veterinário, para que sejam feitos check ups e exames precisos, que apontarão qualquer tipo de problemas desse tipo. Além disso, uma boa alimentação, com baixo teor de sódio, e exercícios físicos como corridas e caminhadas com o seu pet é essencial para manter uma boa saúde e evitar o aparecimento dessa doença. Em casos avançados, o médico do seu peludo poderá indicar medicações  que abaixam a pressão arterial e modificam o funcionamento cardíaco. Porém, é importante sabermos que não devemos deixar nossos animaizinhos chegaram a esse ponto, portanto, cuide da saúde do seu melhor amigo como se fosse a sua!



Assign a menu in the Right Menu options.